Onde comer no Porto?

O que e onde comer no Porto?

Uma visita a Portugal não é completa quando você não come pratos locais. Assim, é essencial visitar os restaurantes do país para compreender por completo e cultura dos lusitanos. Lembre-se que a alimentação é sempre uma forma de compreender melhor a maneira como certos grupos vivem.

Quando voc√™ est√° em uma cidade t√£o bela  fascinante quanto o Porto, o melhor que pode fazer √© aproveitar ao m√°ximo tudo o que o local tem a oferecer. N√£o perca tempo, trace as principais rotas culin√°rias da cidade e v√° descobrir mais sobre elas. Voc√™ est√° sem tempo para fazer? Calma, pois aqui est√° uma lista com alguns dos principais pontos culin√°rios do Porto.

Cantinho do Avillez

Cantinho do Avillez
  • Rua do Mouzinho da Silveira 166, 4050-416.

Jos√© Avillez √© muito famoso em Portugal, sendo o chef mais popular do pa√≠s. Dessa maneira, √© natural que as pessoas queiram comer em seus restaurantes. Por√©m, durante muito tempo apenas era poss√≠vel fazer isso em Lisboa, j√° que o chef ainda estava expandindo seus neg√≥cios. Mas o Porto j√° possui um Cantinho do Avillez para chamar de seu, com comida de muita qualidade e eleg√Ęncia.

O local possui estrela Michelin, uma condecoração muito importante no universo da culinária. Seus valores podem variar, com pratos que começam a partir dos 13 euros e podem chegar a altos preços. Contudo, é importante destacar o esforço do restaurante em criar pratos também mais baratos, para oferecer boa comida a todos. O local é aconchegante e funciona de segunda a domingo. Faça uma reserva antes de visitá-lo.

Restaurante Portucale

Restaurante Portucale
  • Rua da Alegria 598, 4000-037.

O Restaurante Portucale oferece uma linda vista do Porto, o que valoriza muito o local. Assim, √© poss√≠vel ter uma boa experi√™ncia durante o dia ou √† noite ‚Äď embora as pessoas prefiram visitar o local ap√≥s o anoitecer. O restaurante fica no 14¬ļ andar de um pr√©dio, com detalhes muito sofisticados.

Porém, seus valores não são fora do comum. Assim, é possível encontrar pratos a partir de 15 euros no menu. O local abre todos os dias, sempre na hora do almoço e no momento do jantar. Pode ser complicado conseguir uma reserva para o Portucale, então se apresse e, caso queira comer no restaurante, entre já em contato.

Tapabento

Tapabento
  • Rua da Madeira 222, 4000-069.

O Tapabento é um restaurante muito simples do Porto, que fica perto da estação São Bento. O local é muito aconchegante e recebe diversos turistas todos os anos, justamente pelo fato de ficar perto da estação. Seus valores são variáveis, com pratos que raramente passam dos 30 euros. Vale lembrar que o restaurante não abre às segundas, então, caso queira fazer uma visita sem reserva, tenha isso em mente.

Contudo, o melhor mesmo é que você faça uma reserva e já deixe o seu lugar garantido em um dos locais de melhor avaliação de Portugal. O horário de almoço tende a ser muito movimentado no Tapabento, mas o jantar costuma ser um pouco mais vazio. Dessa forma, pode ser uma grande ideia comer no Tapabento à noite e, logo em seguida, dar um belo passeio pelo Porto.

Manteigaria

Manteigaria
  • Rua de Alexandre Braga 24, 4000-049.

A Manteigaria é muito famosa no Porto, já que possui os tradicionais pastéis de belém. Pois, por mais que a tradição dos pastéis seja mais comum em Lisboa, os turistas não querem deixar Portugal sem saborear um belo pastel de nata. Portanto, ainda que você não saia do Porto, saiba que é possível comer um bom pastel de belém.

Você poderá encontrar pastéis de belém a partir de 1 euro, com tamanhos que podem mudar e estilos também variantes. O melhor mesmo é que você experimente muitos, pois assim poderá saber qual tem mais a ver com você. Logo, se você está no Porto e quer um pastel de belém, não esqueça onde encontrar: a Manteigaria.

Pedro Lemos

Pedro Lemos
  • Rua do Padre Lu√≠s Cabral 974, 4150-464.

O restaurante Pedro Lemos é um exemplo da alta gastronomia portuguesa, já que o local costuma ser requintado e servir pratos mais sofisticados. Assim, o local não apenas se desataca pela sua comida, mas também por conta do ambiente diferenciado. O restaurante foi o primeiro de Portugal a receber uma estrela Michelin, quando a honraria ainda era muito menos comum.

O restaurante fica no centro histórico do Porto, perto do Rio Douro. Dessa forma, a visão que se tem da cidade a partir do Pedro Lemos é muito bela. Contudo, se estiver nesse local, esteja disposto a gastar. Isso porque o menu degustação parte dos 110 euros, algo pouco acessível até mesmo para os cidadãos portugueses. Faça uma reserva antes de visitar o Pedro Lemos.

Bras√£o dos Aliados

  • Rua de Ramalho Ortig√£o 28, 4000-035.

O Brasão dos Aliados é um restaurante que serve um típico prato de Portugal: a francesinha, com pão de forma, ovo, carne, molho, queijo e presunto. Esse é um tipo de comida muito procurado por que deseja conhecer mais sobre a culinária local de Portugal, então o Brasão dos Aliados acaba por ser bastante procurado no Porto. Além disso, o local oferece muitas bebidas, que acompanham muito bem os pratos.

√Č poss√≠vel encontrar op√ß√Ķes a partir dos 8 euros, um valor muito acess√≠vel e que mostra bem o quanto pode ser simples comer com qualidade no Porto. √Č poss√≠vel visitar o Bras√£o dos Aliados todos os dias, mas √© necess√°rio ter aten√ß√£o aos hor√°rios de funcionamento. Antes de visit√°-lo, veja se o local funcionar√° no hor√°rio desejado.

Porto Cruz

  • Largo Miguel Bombarda 23, 4400-222.

O Porto Cruz é um espaço de alto padrão no Porto, à beira do Rio Douro. O local costuma receber visitantes de todo o mundo, mas cobra valores altos por refeição. Logo, é mais natural que pessoas com alto poder aquisitivo comam no lugar. A vista oferecida pelo restaurante é muito bonita, então, caso você consiga visitar o Porto Cruz, essa é uma bela opção para a sua viagem.

Se n√£o puder, vale a pena passar logo abaixo do pr√©dio, pois o espa√ßo tamb√©m oferece bela vis√£o do Rio Douro. De qualquer forma, o Porto Cruz √© um dos restaurantes mais conhecidos do Porto, estando na lista de muitos jovens viajantes e turistas europeus ‚Äď h√° forte presen√ßa de turistas espanh√≥is no Porto, at√© mesmo pela proximidade com a Espanha.

E a√≠ gostou das nossas dicas? Se curtiu, leia nosso artigo sobre op√ß√Ķes gastron√īmicas em Lisboa, clicando aqui!

Artigos Recentes

Artigos Relacionados