O que e onde comer em Lisboa?

O que e onde comer em Lisboa?

Portugal é um país muito rico culturalmente, que possui uma forte relação com o Brasil. Dessa maneira, é bastante comum que os brasileiros, ao visitar o país europeu, tenham curiosidade em descobrir mais sobre os detalhes que cercam a vida lusitana. Nesse sentido, é possível compreender mais sobre os portugueses a partir de uma série de padrões, a começar pela alimentação.

Afinal, se você está em outro país, a melhor forma de aprender mais sobre a cultura local começa pela comida. Quem visita Lisboa e não come o tradicional pastel de belém, por exemplo? Essa é uma oportunidade única, então veja abaixo onde e o que comer em sua visita à capital de Portugal.

Onde comer o pastel de belém clássico – Pastéis de Belém

Onde comer o pastel de belém clássico - Pastéis de Belém
  • Rua de Belém, 84-92.

O pastel de belém é um pastel de nata, que é o doce mais popular de Portugal. Portanto, é muito comum que muitos restaurantes e pequenos comerciantes vendam o pastel. Contudo, que não conhece pode achar que todos são iguais, o que não é verdade.

Isso porque o pastel de belém clássico, por exemplo, será encontrado na chamada Fábrica dos Pastéis de Belém, que existe desde 1837 na capital portuguesa. O local é uma parada obrigatória para os turistas, seja por conta da sua rica história ou pelo fato de a fábrica realmente produzir pastéis muito saborosos.

O restaurante funciona diariamente, de 8h00 às 23h00. Com menos de 5 euros, você será capaz de saborear o famoso pastel de belém, além de comprar uma bebida para acompanhar. Ainda é possível pedir sanduíches e outros acompanhamentos, embora o foco esteja realmente no pastel de nata.

Pastel de nata com uma vista exuberante – Confeitaria Nacional

Pastel de nata com uma vista exuberante - Confeitaria Nacional
  • Avenida Brasília, 1400-038.

Comer é algo muito mais complexo do que apenas colocar a comida na boca. O ato envolve o tato, o olfato e também a visão. Sim, porque, quando todos esses sentidos estão em harmonia, você será capaz de criar um momento fantástico. É isso que oferece a Confeitaria Nacional, um restaurante aberto em 1829 e que se mantém vivo até hoje em Portugal. Por lá é possível provar um ótimo pastel de belém, mas o principal é que o ambiente ao redor da confeitaria é lindo.

Com sede principal na Praça da Figueira, que já é bonita, você deve visitar mesmo a que fica no bairro Belém. Nesse restaurante é possível comer olhando para a Torre de Belém, um cartão-postal sem igual em Portugal. Há pastéis de vários tamanhos, a começar por um mini-pastel de belém que custa menos de 1 euro. Com belo pôr do sol, a vista é ótima para quem quer que seja. Faça uma visita!

Conheça o Cantinho do Avillez

Conheça o Cantinho do Avillez
  • Rua Duques de Bragança 7, 1200-162.

O chef português José Avillez é o mais famoso cozinheiro de Portugal. Dessa forma, era de se esperar que seus restaurantes fossem muito caros, certo? A verdade é que nem tanto. Por mais que realmente existam opções mais sofisticadas, a verdade é que o Cantinho do Avillez – apenas um dos seus restaurantes – pode ser bastante acessível. O prato principal custa a partir de 14 euros, com o restaurante funcionando todos os dias – nos fins de semana, porém, se mantém aberto ao longo de quase todo o dia. Obviamente há pratos com bacalhau no lugar, o que é uma tradição lusitana.

Todavia, você também pode comer carne vermelha, massas e alguns pratos típicos de Portugal. Considerando o quanto o chef José Avillez é famoso e reconhecido em Portugal, o preço é muito justo e faz com que o local seja acessível a inúmeras classes. Vale lembrar que é interessante fazer uma reserva no site oficial, já que o restaurante costuma encher bastante.

O Solar dos Presuntos

O Solar dos Presuntos
  • Rua das Portas de Santo Antão 150, 1150-269.

O restaurante Solar dos Presuntos é bastante conhecido em Lisboa. Isso se deve ao fato de o local estar no Guia Michelin, o mais respeitado do planeta quando se trata de restaurantes. O ambiente possui um tom romântico, que cria uma atmosfera muito positiva para quem come por lá. Elegante, o restaurante é visitado por pessoas muito famosas em Portugal.

Contudo, se toda essa descrição fez parecer que o local é caro, você está enganado. A verdade é que o Solar dos Presuntos oferece pratos a partir de 12 euros, algo acessível a muitos. O restaurante funciona de segunda a sábado, abrindo para o almoço e também para o jantar. É interessante fazer uma reserva antecipada, já que os turistas costumam gostar do lugar.

Cervejaria Ramiro

Cervejaria Ramiro
  • Avenida Almirante Reis 1, 1150-038.

A Cervejaria Ramiro é um local muito interessante em Lisboa. Simples, sem grandes detalhes fora da realidade, o lugar possui o melhor marisco da cidade – ao menos na visão de alguns.

É possível comer ainda sanduíches e queijo, além de uma boa bebida como acompanhamento. As filas costumam ser grandes para ter acesso ao interior do local, mas também costumam ser rápidas. Em geral, o mais natural é que você saia satisfeito com apenas 20 ou 30 euros.

Onde comer bacalhau em Lisboa

Onde comer bacalhau em Lisboa
  • Ti Natercia: Escolas Gerais 54, 1100-068.

O bacalhau é muito conhecido em Portugal e, dessa forma, é normal que os visitantes queiram experimentá-lo. Não é nada diferente com os brasileiros que chegam ao país.

Nesse caso, há diversos restaurantes muito bons na arte de preparar um bom bacalhau. Um deles é o chamado Ti Natercia, pequeno e simples, mas que para muitos é o melhor bacalhau de toda Lisboa. O local oferece formas diferentes de bacalhau, então tenha calma ao escolher, já que a lista pode ser grande e criar certa confusão.

Ademais, quando se trata de bacalhau, é impossível não citar o famoso Mercado da Ribeira. O mercado reúne muitos restaurantes, com alguns dos principais chefs portugueses. Porém, apesar de ter cozinheiros tão bons, os preços são acessíveis, o que ajuda muito. Por lá você poderá comer qualquer tipo de bacalhau que quiser, da forma que preferir, já que as opções são muitas.

Onde comer bacalhau em Lisboa
  • Mercado da Ribeira: Avenida 24 de Julho, sem número.

Contudo, o mais barato é sempre o prato do dia, que muda de acordo com o dia da semana, mas, ainda assim, costuma ser muito saboroso. Quer viver essa experiência única? Não perca tempo e, caso esteja em Portugal, vá descobrir mais sobre esse país magnífico!

Artigos Recentes

Artigos Relacionados