Como está a situação da Covid-19 em Portugal e nas principais capitais do país?
Se você vai viajar para lá, é bom tomar as medidas de segurança recomendadas pelo governo.
De fato, Portugal registrou em 2020, um total de 6.906 óbitos e 413.678 casos confirmados.
Os dados são da Direção-Geral da Saúde, DGS. O Conselho de Ministros se reuniu no início de setembro no Palácio da Ajuda, em Lisboa, para debater as medidas a implementar em situação de contingência.
Saiba mais sobre a situação da Covid-19 em Portugal e como se proteger.
Como anda a situação da Covid-19 em Portugal?
Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência da República, justificou no final de agosto em conferência de imprensa a decisão do governo para setembro por “uma mudança significativa de rotinas”.
Entre o regresso às aulas, o reinício dos transportes e os intercâmbios profissionais, a situação não deve ser descurada, nomeadamente com a mudança das estações, como aponta o Primeiro-Ministro, António Costa.
O governo espera um comportamento muito disciplinado da população e dos estrangeiros para não cair no confinamento total que seria difícil de suportar tanto para os cidadãos como para a situação econômica do país.
Este comunicado foi dado pelo Primeiro-Ministro durante a conferência de imprensa que foi realizada no final do Conselho de Ministros.
Novas medidas em Portugal
O governo tomou, assim, medidas que entrarão em vigor a partir de 15 de setembro envolvendo novos limites para as aglomerações, bem como novas regras para a escola e o trabalho, mais particularmente em Lisboa e no Porto, onde a densidade populacional é mais elevada.
O governo garante uma readequação das escolas à nova realidade da saúde mesmo que seja verdade que as medidas ainda precisam ser refinadas antes do início do ano letivo da próxima semana e incentiva a redução das viagens entre casa e trabalho.
Na verdade, a partir da próxima terça-feira, encontros com mais de dez pessoas serão proibidos.
Os comércios não poderão abrir antes das 10h (com exceções: cabeleireiros, cafés, confeitarias, pavilhões esportivos) e devem fechar entre 20h e 23h.
Próximo às escolas, por exemplo, as lojas localizadas a 300 metros dos estabelecimentos terão o limite máximo de quatro pessoas por grupo.
A proibição da venda de bebidas alcoólicas em supermercados e postos de gasolina se estende a todo o país, assim como o consumo de álcool nas vias públicas.
Já estão em vigor novas regras de combate à lavagem de dinheiro na vida noturna (venda de álcool na rua).
Além disso, os eventos esportivos só poderão ser realizados a portas fechadas, ou seja, sem a presença do público.
Aqui estão as regras a respeitar em Portugal (região de Lisboa abaixo): Estado de alerta
A situação da Covid-19 em Portugal não anda nada bem. O confinamento obrigatório para qualquer pessoa com covid-19 deve ser cumprido à risca.
Também deve-se respeitar o distanciamento social (1,5 metros no mínimo), usando uma máscara em locais fechados, como lojas (estas são as mesmas regras desde o início de junho).
Proibição de reuniões com mais de 20 pessoas
A proibição de consumir álcool na via pública vale para todos e, em caso de descumprimento, as multas podem ser altíssimas.
No entanto, o consumo ainda pode ser feito em bares e restaurantes.
O não cumprimento destas regras será punido com multas que podem variar de 100 a 500 euros (pessoas) ou de 1000 a 5000 euros (empresas).
Regras na região metropolitana de Lisboa:
Na capital Lisboa o encerramento dos comércios é obrigatório às 20:00h, com a exceção dos restaurantes, nos super e hipermercados (22h), bombas de gasolina, clínicas, consultórios médicos, veterinários, farmácias, agências funerárias e equipamentos desportivos.
Regras nas 19 freguesias em alguns municípios:
- Dever cívico de ficar em casa (saindo apenas para trabalhar, fazer compras, etc.);
- Feiras e mercados estão proibidos;
- Proibição de reuniões com mais de 10 pessoas;
- As pessoas com coronavírus serão monitoradas para garantir que cumprem a quarentena obrigatória;
- Proibição de consumir álcool na via pública.
O não cumprimento destas regras será punido com multas que podem variar de 100 a 500 euros (pessoas) ou de 1000 a 5000 euros (empresas).
As regras e descumprimentos das mesmas são válidas para todas as pessoas, nativos ou não.
O interesse do governo com essas medidas é evitar ainda mais a proliferação do vírus.
Para mais informações sobre a situação da Covid-19 em Portugal, acesse o site do governo Português: SNS.
Saiba mais sobre como morar em Portugal através de nosso artigo.