Você sabe o que é PB4? E que para viajar para alguns países, como Portugal, Itália e Cabo Verde é necessário um seguro viagem que pode ser substituído por este documento?
A grande vantagem do PB4 é que ele é gratuito, permite sua entrada no país – caso a imigração solicite tal seguro – te protege contra alguns imprevistos e é simples de ser solicitado.
O intuito do nosso artigo de hoje é te ajudar com todos os detalhes sobre esse documento.
Preparados?
O que é PB4?
De forma bem resumida, o PB4 é um seguro de saúde gratuito, ele existe a partir do acordo firmado entre Brasil, Cabo Verde e Itália (com o nome de IB2).
Ou seja, se você tiver alguma emergência e precisar ser atendido em um hospital público de Portugal, o documento vai garantir que os preços praticados sejam o mesmo de um cidadão português.
Lembrando que em Portugal a saúde pública é paga, eles chamam de taxa moderadora, por exemplo, uma consulta na emergência custa 18 euros, fora possíveis exames ou medicamentos.
Quem não tiver esse documento pode pagar um valor elevado e como mencionado, ser barrado na imigração.
Por isso estamos falando de algo praticamente obrigatório.
Como funciona o PB4?
Solicitando esse documento é só levar na viagem e apresentar, caso precise ser atendido na rede pública de Portugal ou Cabo Verde.
O PB4 serve para o visto?
O PB4 serviu para o visto de estudos, de investidor e de aposentados até pouco tempo, contudo, no caso de estudantes a VSF Global não está mais aceitando.
PB4 – Quem tem direito?
O documento de viagem para Portugal é de direito de todos os brasileiros, contudo, para Itália e Cabo Verde existem algumas regras.
É necessário ter contribuído para o INSS por no mínimo 3 meses.
PB4 – Como solicitar?
Até pouco tempo atrás para solicitar o PB4 era necessário ir presencialmente até o Ministério da Saúde do seu estado, com os documentos em mãos para solicitação.
Após esperar alguns dias, poderia retirar presencialmente ou pedir via correio.
Contudo, em 2019 passou a ser possível solicitar o PB4 online, o que facilita a vida de todos.
Confira o passo – a – passo do processo:
– Comece entrando no site do Governo, clicando aqui;
– Caso tenha cadastro faça seu login;
– Se for o primeiro acesso crie um usuário, colocando seu RG, CPF, passaporte e cumpra todas as etapas do site até ter a confirmação da sua conta;
– Quem já possui PB4 e deseja renovar, mas ainda não tem login, coloque seu CPF, clique em ‘’esqueci a senha’’ e a receba por SMS ou email;
– Para continuar o processo, escolha o destino, entre Portugal, Cabo Verde e Itália;
– Coloque a forma de entrada no país, se é como residente ou como visitante;
– Para prosseguir envie uma foto da página do seu passaporte com as informações do mesmo;
– Além disso, é necessário enviar uma foto do seu RG;
– Outra foto comprovando sua residência, com uma conta ou afins;
– Informe se deseja incluir algum dependente, como filhos;
– A última etapa do processo serve para conferir todos os dados, visto que o documento não pode estar com nada errado;
– Depois, é preciso esperar pela análise, que pode demorar até 15 dias (por isso se programe antes da viagem para não ficar corrido);
– O documento será enviado por e – mail e você poderá imprimir e validar.
O PB4 vale por quanto tempo?
O PB4 tem validade de 12 meses, é possível utilizar em qualquer momento dentro desse prazo de validade e depois solicitar a renovação fazendo o mesmo procedimento mencionado no tópico anterior.
O PB4 substitui o seguro viagem?
Aqui temos uma informação importante e que poucas pessoas sabem, mas o PB4 não substitui o seguro viagem.
O que esse documento traz de benefício é acesso a saúde pública de qualidade, pagando um valor acessível, que é o mesmo de um cidadão português ou de outro país.
Mas por exemplo, se você estiver indo passar alguns dias em Portugal e de lá vai conhecer países como Alemanha, França e Espanha, você só estará protegido em Portugal.
O documento não terá validade em nenhum outro país, por isso a depender da viagem é recomendado que você faça um seguro viagem.
Lembrando que o seguro viagem é valido em casos de extravio de malas, atrasos de voo, repatriação em casos de doenças graves, etc.
Tenho cidadania portuguesa, preciso do PB4?
Se você possui cidadania portuguesa e está indo visitar ou morar em Portugal, não é necessário se preocupar em fazer o documento.
Com seu cartão cidadão em mãos, você consegue o chamado número de utente para utilizar o serviço público de saúde.
Quer saber como tirar sua cidadania portuguesa? Entre em contato com a nossa assessoria e saiba todos os detalhes.