Morar em Guimarães – Custo de vida, lazer, educação, saúde e tudo que você precisa saber

A maioria das pessoas que imigram para Portugal escolhem cidades grandes, como Porto, Lisboa ou mesmo Braga, contudo, o país tem muito mais para ser explorado.

Se você não gosta muito de cidades grandes e movimentadas, quer mesmo ficar em um local mais sossegado e ainda sim a um pulo de tudo quando precisar, morar em Guimarães é a opção certa.

Essa pacata cidade está há poucos quilômetros de locais movimentados e para quem mora em cidades grandes no Brasil e com muito trânsito, a distância é simplesmente ridícula.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer todos os detalhes sobre morar em Guimarães, continue conosco para conferir.

Morar em Guimarães – Portugal

Guimarães é uma cidade localizada na região Norte do país, com cerca de 54 mil habitantes.

A distância entre Guimarães e Porto é de 57km, por isso é muito comum que pessoas da cidade trabalhem e / ou estudem no Porto. A distância entre Guimarães e Lisboa é de 363km.

A cidade ainda fica próxima de Braga, Amarante e Vila Real.

Custo de vida – Atualizado 2020

O que chama atenção em Guimarães com certeza é o custo de vida, como estamos falando de uma cidade pequena, menos movimentada e com moradores mais locais o preço de casas e apartamentos costumam ser mais acessíveis.

Com a pandemia e a crise econômica, os preços em Guimarães ficaram quase os mesmos, por não ser uma cidade tão turística como outras em Portugal.

– Apartamento de 1 quarto para alugar: 450 euros mensais;

– Apartamento de 2 quartos para alugar: 575 euros mensais;

– Apartamento de 3 quartos para alugar: 640 euros mensais;

– Apartamento de 1 quarto para comprar: 65 mil euros;

– Apartamento de 2 quartos para comprar: 117 mil euros;

– Apartamento de 3 quartos para comprar: 200 mil euros.

Outros custos

– Luz, água e gás para duas pessoas média de 110 euros;

– Supermercado para duas pessoas média de 200 euros (com itens não essenciais);

– Academia média de 40 euros;

– Serviço de televisão, internet e telefone média de 50 euros;

– Transporte: Como a cidade é bem pequena praticamente tudo por aqui é feito a pé, contudo, para ir até outras cidades é preciso pegar o comboio (trem) e a depender do local os preços são diferentes, para quem faz o trajeto todos os dias podem existir descontos a serem consultados.

Lazer

Como se trata de uma cidade pequena as opções de lazer são curtas, mas ainda sim há parques, monumentos (como o Castelo de Guimarães) e algumas festas populares de rua no verão.

O local conta com um centro comercial com as principais lojas e restaurantes.

Falando em restaurantes, é possível comer em um bom local por cerca de 25 euros com sobremesa e até vinho.

Guimarães tem uma estação de comboio que liga a região com várias cidades em pouco tempo, por isso acaba sendo uma opção turistar por outras cidades em finais de semana e feriados.

Educação

As opções de educação são mais limitadas por aqui, mas isso não significa que são ruins. O nível educacional das escolas segue as diretrizes do país e as opções são públicas.

Quanto a cursos superiores, a Universidade do Minho possui um campi no local com algumas opções de graduação e mestrado.

Contudo, é de fácil acesso estudar em qualquer Universidade do Porto ou mesmo de Braga.

Saúde

Brasileiros podem ser atendidos pelo mesmo valor que os portugueses com o PB4 e podem tirar o número de utentes quando legalizados.

Porém, se for algo mais complexo possivelmente será encaminhado para cidades próximas e com maior estrutura. Você gostaria de morar em Guimarães? Precisa de ajuda com o visto ou com sua cidadania portuguesa? Entre em contato conosco!

Artigos Recentes

Artigos Relacionados