Uma das grandes vantagens de ir para a Europa é que brasileiros não precisam de visto para entrar nos países membros da União Europeia.
Somente o passaporte válido permite a entrada para turismo por no máximo 90 dias, contudo, o visto ETIAS veio para mudar essa realidade, é uma nova exigência que vai entrar em vigor em 2022.
Mesmo faltando alguns anos, é necessário entender o que é esse visto, como vai funcionar e se será um processo assim tão burocrático.
Para conferir todos os detalhes, continue em nosso artigo.
Visto ETIAS – O que é?
ETIAS tem como significado Sistema Europeu de Informação de Viagem, sendo um sistema totalmente eletrônico.
Como mencionado no início do nosso artigo, somente no final de 2022 que esse visto será necessário para quem deseja visitar o Espaço Schengen.
Sabemos que o turismo para países que fazem parte do Espaço Schengen aumenta todos os anos e com isso, aumentaram também alguns riscos.
A ideia nasceu para garantir maior segurança para os cidadãos europeus e também para o próprio turismo.
O visto ETIAS surgiu em 2016, mas até toda burocracia ser aprovada, o sistema pensado, as regras introduzidas e etc, são alguns anos.
Visto ETIAS – Para o que serve?
Como visto anteriormente, serve para maior segurança de toda região, o processo vai determinar quem pode entrar ou não dentro do Espaço Schengen.
O viajante vai precisar preencher um formulário simples com suas informações pessoais, como por exemplo, nome completo, data de nascimento, endereço, motivo de viagem e responder algumas outras questões de segurança.
Lembrando que tal formulário estará disponível online, o processo não exige nada presencialmente.
Com todas essas informações o sistema vai verificar bando de dados e consegue detectar se aquela pessoa apresenta algum tipo de ameaça para algum país que faz parte do Espaço.
O ETIAS tem um objetivo muito parecido com o sistema americano ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem), os dois sistemas vão fornecer um maior controle sobre os cidadãos estrangeiros isentos de visto.
Lembrando que o sistema ESTA não é possível para os brasileiros que querem ir para os Estados Unidos, visto que a nacionalidade não é isenta de visto.
O ESTA é utilizado por europeus que desejam viajar para os Estados Unidos.
Ou seja, o visto ETIAS será mais simples para brasileiros do que o visto americano.
Visto ETIAS – O que será necessário?
Segundo informações do site oficial, será necessário somente:
– Passaporte válido por pelo menos 3 meses;
– Endereço de e – mail;
– Cartão de crédito ou débito associado a conta para realização do pagamento.
Sem os documentos corretos, o visto ETIAS será negado e a pessoa não poderá embarcar.
Visto ETIAS vale para todos os países da União Europeia?
Mencionamos que o visto ETIAS permite a viagem para 26 países que fazem parte do Espaço Schengen, por isso pesquise quais países são esses para não errar.
Entrando por algum país que faça parte, depois acontece a livre circulação, visto que não há controle de fronteiras internamente.
Atualmente, estima – se que 60 países vão precisar do visto ETIAS para uma viagem de turismo ou de negócios, por exemplo.
Mas, até o sistema ser implementado, pode ser que esse número aumente, lembrando que o Brasil já está dentro da lista dos 60 países confirmados para essa autorização de viagem.
O visto ETIAS permite uma estadia maior?
Não. Mesmo com a implementação de um novo sistema, o máximo que o turista poderá ficar sem visto no país é de 90 dias, como ocorre atualmente.
O visto ETIAS substitui outros tipos de visto?
Se você acompanha nosso site já sabe que para morar, estudar por um período ou mesmo trabalhar, é necessário um visto específico para isso.
Tal visto exige uma burocracia muito maior, uma série de documentos e comprovações.
O visto ETIAS não veio para mudar nada disso, os outros tipos de visto vão continuar existindo.
Diríamos que ele é só uma formalidade a mais para o turista.
Com o visto ETIAS não passo mais pela imigração?
A imigração continua acontecendo normalmente, o visto ETIAS é uma segurança a mais e não exclui perguntas da imigração, solicitação de documentos como passagem de volta, hospedagem e afins.
Mesmo com a autorização de viagem, o agente de imigração continua com a liberdade de barrar o viajante caso veja necessidade.
Toda vez que for para algum país do Espaço Schengen precisarei renovar o visto ETIAS?
Não. Uma vez solicitado terá validade de 3 anos.
Se você não quer ter essa preocupação ao viajar para a Europa, faça sua nacionalidade portuguesa.
A nossa consultoria pode te ajudar agora mesmo com isso, já imaginou entrar e sair dos países sem precisar de nenhum tipo de burocracia ou filas?
Entre em contato conosco.