Vinícolas do Douro: conheça algumas das melhores
Portugal é um país que possui muitos encantos. Assim, é muito comum que as pessoas viajem até o local para ter acesso à parte de sua rica cultura. É o que acontece com quem deseja conhecer o famoso pastel de belém ou com quem quer comer um bom bacalhau. Em todo caso, o certo é que o país guarda consigo uma série de atrativos para os turistas, sejam eles de quaisquer partes do planeta.
Nesse sentido, o Porto é uma cidade cheia de pontos interessantes para quem deseja experimentar novas sensações. Com restaurantes muito bons, além de diversos outros atrativos, se destaca em particular a forma como o Porto produz vinhos em larga escala. Com ótimas safras, a região é conhecida em todo o mundo pelo seu sabor dos seus vinhos.
Dessa forma, a maior parte das vinícolas pode ser encontrada às margens do Rio Douro, o mais popular do Porto. Se você for à cidade e não visitar uma vinícola do Douro, alguns até vão se questionar se você realmente visitou o Porto. Porém, para quem não conhece ao certo o local, pode ser complicado definir quais são as melhores vinícolas. Dessa maneira, conheça abaixo os principais produtores de vinho da região.
Quinta da Pacheca
A chamada Quinta da Pacheca é uma das melhores vinícolas do Douro. Assim, além de servir para visitações com degustações aos montes, o local ainda é usado para eventos, casamentos e piqueniques. Ou seja, a Quinta da Pacheca é, na verdade, um lugar que reúne as pessoas para falar sobre a vida ou comemorar alguns feitos, sempre tomando um bom vinho do Porto.
O passeio pelo local pode ser muito prazeroso e completo, já que há muitas informações interessantes sobre a Quinta da Pacheca – é melhor não adiantar nada, pois assim você poderá se surpreender ao longo do caminho. O momento mais esperado pelos turistas é a prova do vinho, na qual você poderá experimentar muitíssimos vinhos do Porto.
Além disso, ainda serão oferecidos vinhos de outros tipos, como o vinho branco e o tinto. Alguns dos vinhos poderão ter mais de 30 ou 40 anos, trazendo um sabor sem igual. É interessante observar ao redor da vinícola, já que o visual é muito belo. Porém, para os dias mais feios e chuvosos, é possível experimentar os vinhos em algumas salas reservadas. De qualquer forma, a Quinta da Pacheca é uma grande alternativa para o seu passei pelo Douro.
Quinta do Seixo
A Quinta do Seixo é uma vinícola também bastante famosa no Douro. Essa vinícola fica às margens do Rio Douro, então é bastante simples chegar até ela. O local é muito bem arejado e também muito bonito, o ideal para fotos.
Contudo, se o seu objetivo for aproveitar o passeio de forma diferente, é interessante fazer um piquenique logo abaixo de algumas árvores – para isso, antes é necessário fazer uma reserva. O tour pela vinícola é mágico, mostrando vinhas com mais de 100 anos e toda a maneira como se dá a produção de vinhos.
Para os amantes dessa bebida tão saborosa, essa é a chance de conhecer mais não apenas sobre o vinho do Porto, mas também sobre a história dos vinhos. Há opções de excursões que saem do Porto e vão até a Quinta do Seixo de forma direta, sem que seja necessário chegar ao local por conta própria. Como Portugal é um país pequeno, é muito fácil e positivo fazer esse trajeto em uma excursão. Só escolha um dia muito bonito para tal, pois nos dias chuvosos não é aconselhável visitar as vinícolas.
Quinta do Panascal
Quinta do panascal é mais uma vinícola às margens do Rio Douro. É possível visitar o local com ou sem a presença de um guia, mas o melhor é ter o guia por perto. Isso porque apenas o guia será capaz de mostra a você todos os detalhes da vinícola, tornando o passeia ainda melhor.
Um diferencial da Quinta do Panascal é que a vinícola oferece toda a história de produção do vinho do Porto, mostrando como as pessoas começaram a produzir o vinho no local até os dias atuais. Ainda que você não goste de vinho, essa é uma ótima aula de história e serve muito bem para melhorar seus conhecimentos gerais. As vistas da vinícola ainda são muito bonitas, o que serve muito bem para quem deseja fotos de tirar o fôlego.
A diferença da da Quinta do Panascal para as outras é que essa possui um tom mais familiar, sem tanta tecnologia para a produção do vinho do Porto. Assim, essa é uma maneira de se conectar melhor às origens da região. A partir da vinícola, portanto, é possível compreender bem como se dava a rotina dos produtores de vinho no passado. Esse é mais um belo atrativo para quem quer conhecer as vinícolas do Douro.
Quinta do Vallado
A Quinta do Vallado é uma parada muito recomendada para quem deseja conhecer a fundo a história do vinho na região. Esse passeio é muito focado nas informações, levando ao público mais conteúdo sobre o lado histórico da vinícola e como a região às margens do Rio Douro se transformou em uma produtora tão boa de vinhos.
Ademais, os guias são formados e conhecem muito bem a arte de produzir vinhos, o que deixa tudo ainda mais interessante e positivo. No momento da prova de vinho, a parte tão esperada pelas pessoas, em geral é servido vinho tinto e vinho do Porto. Você pode reservar passeios pelo site da Quinta do Vallado, que pode ser encontrado facilmente nos mecanismos de pesquisa.
Além disso, há excursões que saem de toda a região rumo à vinícola. Mas, nesse caso, você terá de se adequar ao horário da excursão. O melhor é visitar a vinícola na parte da manhã, se possível quando o sol ainda não está tão forte. Depois de 12h00, já com o sol mais intenso, pode ser complicado aproveitar ao máximo as belezas da Quinta do Vallado. De qualquer maneira, esse é um belo passeio para quem deseja conhecer mais sobre as vinícolas do Douro.
Gostou no nosso artigo? Leia mais sobre como morar em Portugal.