Desvende os 12 Principais Pontos Turísticos de Porto

Listar num único artigo os principais pontos turísticos de Porto chega a ser bem difícil.

Afinal, Porto reúne as mais belas paisagens que variam entre belezas naturais e obras arquitetônicas que complementam sua beleza.

A cidade do Porto tem uma grande importância na história de Portugal – foi ela que deu o nome a este belo país, além de ser uma referência em vinhos.

Realmente, há muito que fazer na cidade mais emblemática de Portugal, mas, nós separamos os principais pontos turísticos de Porto que exige parada obrigatória.

 Acompanhe-me nesta visita à bela cidade do Porto!

Os 12 Principais Pontos Turísticos De Porto, Portugal

1.     Avenida dos Aliados

A Avenida dos Aliados é o centro e o coração da cidade e um dos principais pontos turísticos de Porto.

No topo desta avenida encontra-se o belo edifício que é a câmara municipal da cidade.

Quando descer até a Ribeira, faça um pequeno desvio pela estação ferroviária de São Bento e desfrute dos belos painéis de azulejos que estão por todo o local.

Os azulejos portugueses são uma tradição, então, se você gosta desta particularidade portuguesa, não deixe de admirá-los.

2.     Rua de Santa Catarina

Esta é, sem dúvida, a rua mais comercial do Porto e um dos sítios mais movimentados da cidade – grande parte da rua está reservada à circulação pedestre.

Para além das típicas lojas de vestuário e calçado que você irá encontrar, saiba que este é um local onde vários artistas de rua atuam desde imitação a cantores famosos a homens-estátua – são pequenos espetáculos que você não quer perder!

Um dos locais a visitar no Porto e que se encontra nesta rua é o fantástico Café Majestic, considerado um dos mais bonitos e requintados cafés em todo o mundo.

Aqui você pode fazer qualquer tipo de refeição, porém, prepare a carteira, pois saiba que os preços são superiores à média local, mas vale muito a pena.

3.     Capela das Almas

Outros pontos de interesse na Rua de Santa Catarina e que você não pode perder é a magnífica Capela das Almas, onde você poderá admirar os painéis exteriores em azulejo (mais de 15. 000 azulejos).

Neste local, os azulejos retratam os bairros típicos de Lisboa e o cenário histórico da Capela é de tirar o fôlego.

4.     Mercado do Bolhão

Mercado do Bolhão

Construído em 1914 para receber os comerciantes portugueses até então espalhados em vários locais da cidade, o Mercado do Bolhão continua a ser um lugar importante para visitar, mesmo que o edifício já tenha estado em melhores dias.

Isso porque o local não recebeu a restauração que merece, mas aqui você vai encontrar floristas e muitos produtos frescos como peixe, carne, frutas e legumes.

O Mercado do Bolhão é uma referência em Lisboa quando o assunto é produtos de qualidade.

5.     Galerias Paris

As “Galerias Paris” fazem parte do roteiro noturno da cidade do Porto desde 2007 e é possivelmente o espaço mais concorrido para quem quer se divertir, apreciar algumas bebidas, ouvir música ou, simplesmente, conhecer outras pessoas.

Esta zona é constituída principalmente pela Rua da Galeria de Paris, Rua de Cândido dos Reis e pela Rua do Conde de Vizela.

Aqui irá encontrar elegantes edifícios, um pouco à imagem das originais galerias de Paris, daí o nome.

Entre outros bares e discotecas dignos de referência, há alguns que se destacam como é o caso do Plano B, do La Bohéme e do Moreclub.

Aproveite a sua visita à cidade para conhecer a vida noturna e saborear um bom gin, uma caipirinha ou experimentar uma das muitas possibilidades de shots enquanto admira a fantástica Torre dos Clérigos ou a bonita Livraria Lello.

6.     Livraria Lello

Livraria Lello

Por falar em livraria Lello, ela entra na lista dos principais pontos turísticos de Porto, por ser considerada uma das mais lindas livrarias do mundo!

A Livraria Lello serviu de inspiração a famosa escritora J.K. Rowling, conhecida por escrever a obra Harry Potter.

No interior, além dos livros, você vai poder admirar um ambiente único, onde se ergue a imponente escadaria para o piso superior. O local é belíssimo e muito inspirador.

7.     Torre dos Clérigos

Outro lugar a visitar em Porto que não podia ser esquecido é a Torre dos Clérigos, considerada por muitos como o ex-líbris da cidade.

Com uma altura de 76 metros, foi o edifício mais alto de Portugal na época da sua construção (entre 1754 e 1763), e ainda é a torre mais alta do país.

Serviu durante muito tempo de farol para os navios que entravam no Porto; desde então, oferece aos visitantes uma das melhores vistas sobre o centro histórico, o Douro e as caves do vinho do Porto.

8.     Centro Português de Fotografia

Este é um dos edifícios com mais história na cidade do Porto e encontra-se de frente para o bonito jardim da Cordoaria e ao lado da imponente Torre dos Clérigos.

Apesar de ser atualmente o Centro Português de Fotografia, foi durante muito tempo o Tribunal e Cadeia da Relação.

Na verdade, este edifício foi construído em finais do século XVIII e albergou durante quase 200 anos os criminosos da cidade, entre os quais se destaca o aclamado escritor português Camilo Castelo Branco, acusado e condenado por adultério com Ana Plácido, que também estava encarcerada nesta prisão.

9. Igreja de São Francisco

A igreja de São Francisco foi construída no século XIV e é, sem dúvida, a mais bela da cidade do Porto, em grande parte pelo interior coberto de ouro.

Foram precisos cerca de 500 kg de ouro para cobrir literalmente o interior da igreja. A luxuosa igreja vai surpreendê-lo de certeza!

10. Sé do Porto

A construção da Sé começou no início do século XII e foi concluída apenas durante o século XIII.

Esta catedral foi fortificada para proteger a cidade dos invasores. As janelas são muito estreitas e deixam passar pouca luz; a capela principal foi totalmente reconstruída no século XVIII.

A Sé di Porto é linda e merece sua atenção com toda a certeza.

11.Ribeira

De fato, parte do centro histórico da cidade do Porto, classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade desde 1996, é, talvez, o bairro mais emblemático desta cidade.

Passeie pelas ruas estreitas para descobrir o encanto deste lugar! No cais da Ribeira você pode admirar o rio Douro e a ponte Luís I, construída pelo engenheiro Théophile Seyrig, um discípulo de Gustave Eiffel, nem precisa dizer quem ele é…

12.Caves do vinho do Porto

Por último e não menos importantes, um dos pontos turísticos da cidade que você tem que visitar é a Vila Nova de Gaia, onde há mais de 50 caves (caves são os locais em que os vinhos do Porto amadurecem, envelhecem, melhoram como um todo) de vinho do Porto.

As caves estão no nosso top dos lugares a visitar no Porto devido à sua importância histórica e não só.

Muitas caves podem ser visitadas, com direito a degustação de vários vinhos maravilhosos.

Convencido que Porto é parada obrigatória para você? Visite Porto e aproveite uma das cidades mais bonitas de toda Portugal.

Leia nosso artigo sobre como morar em Portugal.

Artigos Recentes

Artigos Relacionados