Passaporte português ocupa a 5a posição no ranking de passaportes mais poderosos do mundo.

O poder de passaporte refere-se à liberdade de viajar para outros países sem necessidade de visto ou com facilidade de obtenção de visto. Isso permite que os cidadãos de um país visitem, trabalhem ou estudem em nações estrangeiras com menos restrições.

Atualmente, isso é um privilégio valorizado devido à globalização. Viajar para o exterior por turismo, negócios ou outros propósitos nunca foi tão comum. Contudo, os requisitos de visto criam barreiras para a mobilidade global. Um passaporte poderoso remove essas barreiras, oferecendo maior acesso ao mundo.

O Índice de Passaportes Henley analisa a força dos passaportes com base no número de destinos aos quais seus portadores podem viajar sem visto ou com visto na chegada. Os países no topo deste índice têm cidadãos com ampla liberdade de movimento internacional. Já os passaportes nas últimas posições têm pouca utilidade além das fronteiras nacionais.

Portanto, o poder de um passaporte determina, em grande medida, a facilidade com que uma pessoa pode ser verdadeiramente global e aproveitar as oportunidades do mundo exterior. Por isso, é um fator geopolítico importante hoje em dia.

1. Alemanha

O passaporte alemão ocupa a primeira posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2023, empatado com a Coreia do Sul. Os cidadãos alemães podem visitar 190 países sem precisar de visto prévio, incluindo destinos como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

O passaporte alemão oferece acesso facilitado a países no resto da Europa, assim como na Ásia, África e América do Sul. Recentemente, a Alemanha firmou acordos de isenção de vistos com países como Indonésia e Uzbequistão.

Além da livre circulação proporcionada pelo passaporte, a Alemanha se destaca como uma potência econômica e tecnológica global. O país possui a maior economia da Europa e é líder em setores como engenharia, ciências e inovação.

O alto poder do passaporte alemão reflete a importância da Alemanha no cenário internacional nos campos diplomático, econômico e tecnológico. A solidez do passaporte facilita negócios, turismo e mobilidade para os cidadãos alemães.

2. Suécia, Finlândia

A Suécia e a Finlândia compartilham o segundo lugar no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2022. Os cidadãos desses países nórdicos podem visitar 189 destinos sem visto ou com visto na chegada em todo o mundo.

Os passaportes sueco e finlandês têm acesso fácil à maioria dos países na Europa, América do Norte e do Sul. Além disso, os cidadãos desses países podem viajar sem visto ou com visto eletrônico pré-aprovado para destinos populares como Austrália, Nova Zelândia e Cingapura.

A alta pontuação se deve às relações diplomáticas positivas e acordos de livre circulação desses países nórdicos com nações ao redor do mundo. A Suécia e a Finlândia fazem parte da União Europeia, o que facilita o acesso a todos os 27 países membros do bloco.

A poderosa pontuação dos passaportes sueco e finlandês reflete a excelente reputação desses países quanto a política externa, direitos humanos e desenvolvimento econômico. Viajar com esses passaportes proporciona facilidade de entrada na maioria das nações.

3. Espanha, Itália, Luxemburgo

Os passaportes espanhol, italiano e luxemburguês estão empatados no 3o lugar dos passaportes mais poderosos do mundo, de acordo com o ranking.

Eles permitem que os cidadãos desses países viajem sem visto ou obtenham vistos na chegada para 188 destinos no mundo. Esses três passaportes europeus oferecem acesso fácil a boa parte do mundo, com poucas restrições de visto.

São passaportes poderosos e versáteis, permitindo que seus portadores viajem facilmente para a maioria dos destinos turísticos populares, bem como para muitos países em desenvolvimento. A força desses passaportes vem da integração da União Europeia e de acordos bilaterais firmados por esses países.

Eles oferecem um alto nível de mobilidade para trabalho, estudo e turismo, embora ainda fiquem atrás dos passaportes ainda mais poderosos no topo da lista. No entanto, para a maioria das pessoas, os passaportes espanhol, italiano e luxemburguês já são extremamente valiosos e práticos para viajar pelo mundo com poucas barreiras.

4. Áustria, Dinamarca

Os passaportes da Áustria e da Dinamarca ocupam a 5a posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2022.

O passaporte austríaco permite que os cidadãos visitem 189 destinos no mundo sem visto ou com visto na chegada, o que lhe confere uma grande liberdade de movimento internacional. Além dos países da União Europeia, os austríacos podem viajar sem visto para destinos como os EUA, Canadá e Japão.

Já o passaporte dinamarquês garante acesso sem visto ou com visto na chegada para 188 destinos no total. Os dinamarqueses desfrutam dos benefícios da livre circulação na União Europeia e também podem visitar os EUA, Canadá e Austrália sem necessidade de visto.

A Dinamarca e a Áustria ocupam as primeiras posições no ranking de passaportes pela sua integração na União Europeia e relações bilaterais com muitos países fora da Europa que lhes permitem uma grande mobilidade internacional sem burocracias com vistos.

5. Holanda e Portugal

O passaporte português e o holandês estão empatados na 5a posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2022. Ambos os passaportes permitem acesso sem visto ou visto na chegada para 188 países ao redor do mundo.

Os passaportes da Holanda e de Portugal oferecem acesso sem restrições a todos os países da União Europeia, bem como a nações como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Cingapura. Viajantes com esses passaportes também podem visitar a Rússia e a China sem a necessidade de solicitar um visto com antecedência.

O ranking elevado desses dois passaportes reflete a forte presença diplomática e econômica tanto da Holanda quanto de Portugal globalmente. Ambos são membros da União Europeia, o que lhes garante liberdade de movimento e residência em todos os Estados-membros do bloco.

A posição de destaque no ranking permite que cidadãos holandeses e portugueses desfrutem de uma mobilidade internacional extremamente alta, podendo viajar para a grande maioria dos destinos turísticos e de negócios pelo mundo com facilidade.

6. Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça

Os passaportes belga, neozelandês, norueguês e suíço ocupam a 7a posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2022. Esses quatro países compartilham o mesmo nível de acesso, permitindo que seus cidadãos visitem 187 destinos sem visto ou com visto na chegada.

O passaporte belga proporciona acesso fácil a boa parte da Europa, Américas e Sudeste Asiático. Os cidadãos belgas podem viajar para destinos populares como Estados Unidos, Canadá e Austrália sem a necessidade de solicitar um visto.

A Nova Zelândia também desfruta de ampla liberdade de movimento global, permitindo entrada sem visto em países como Reino Unido, Singapura, Hong Kong e Japão. O passaporte neozelandês é um dos mais valiosos para viajantes frequentes.

Similarmente, o passaporte norueguês abre as portas para a maioria dos destinos ocidentais, além de nações asiáticas como China e Indonésia. Os noruegueses não precisam de visto prévio para visitar o espaço Schengen na Europa.

Por fim, o passaporte suíço garante mobilidade comparável. Com ele, os suíços podem viajar sem burocracias para a União Europeia, América do Norte e do Sul, Austrália e muitos outros países. É considerado um dos passaportes mais poderosos e visa-free do mundo.

7. Canadá, Grécia, Malta

O passaporte canadense, grego e maltês ocupam a 8a posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2023. Essas três nações compartilham o mesmo nível de acesso, permitindo que seus cidadãos visitem 171 destinos sem visto ou com visto na chegada.

O passaporte canadense tem uma pontuação global de acesso sem visto/visto na chegada de 171, o que representa um bom nível de mobilidade internacional para os cidadãos canadenses. O Canadá faz parte da Commonwealth e tem acordos de livre circulação com os EUA e o México. Isso dá aos canadenses fácil acesso à América do Norte. Além disso, o Canadá tem laços históricos e migratórios com o Reino Unido e a Europa, o que explica a relativa facilidade de viagens para essas regiões.

Já o passaporte grego também possui 171 destinos acessíveis sem visto ou visto na chegada. Como membro da UE, os gregos podem viajar livremente por toda a Europa. Além disso, a Grécia tem acordos especiais com países nos Bálcãs e no leste do Mediterrâneo que facilitam as viagens para essas áreas. Historicamente, a diáspora grega ao redor do mundo também abriu portas em termos de acesso sem visto.

Por fim, Malta tem o mesmo nível de acesso de 171 destinos sem a necessidade de visto prévio. Como pequena nação insular no Mediterrâneo, Malta se beneficia da adesão à UE e de seus laços históricos com países da Commonwealth como Canadá, Austrália e Nova Zelândia, recebendo acesso facilitado a esses destinos.

Conclusão

Vimos que existem grandes diferenças de poder e mobilidade entre os passaportes pelo mundo. Os passaportes no topo da lista permitem acesso sem visto ou visto na chegada para quase todos os países, enquanto passaportes mais baixos na lista têm muito mais restrições.

O passaporte português, compartilhando o 5o lugar com a Holanda, oferece uma mobilidade bastante alta, permitindo acesso fácil a destinos pela Europa e Américas. Os portugueses podem visitar 173 países sem visto ou com visto na chegada.

No geral, os passaportes europeus ocupam a maioria das primeiras posições, refletindo a liberdade de movimento permitida na UE. A mobilidade do passaporte depende não só do país emissor, mas também das políticas dos países a serem visitados, por isso é sempre importante verificar se o destino possui alguma restrição para viagens ou exigência de vistos.

Contato

Artigos Recentes

Artigos Relacionados