Saber mais sobre como estudar em Portugal é a dúvida de muitos leitores em nosso portal.
Por isso, resolvemos fazer este post todo especial aos interessados que buscam saber como estudar na Europa, mais especificamente em Portugal.
Além de ser um país incrível, tem um dos melhores sistemas de ensino no mundo e o idioma, é claro, ajuda e muito neste caso, não é? Fique conosco e saiba tudo sobre como estudar em Portugal e se dar bem por lá.
Por que estudar em Portugal?
Estudar na Europa parece ser uma ótima opção para os estudantes. Assim, estudar em Portugal é uma escolha para muitos brasileiros.
Portugal está preparado para receber estudantes de todo o mundo, pois oferecem uma estrutura incrível de ensino.
No entanto, a primeira coisa importante que você precisa saber é: existem dois tipos de instituições de ensino superior em Portugal, tenha cuidado para não confundi-las.
No caso, existem as universidades de um lado e os cursos politécnicos do outro.
Em Portugal, as universidades oferecem cursos bastante gerais, geralmente baseados em disciplinas teóricas e pesquisas, enquanto os institutos politécnicos oferecem mais treinamento técnico e levam a empregos fáceis de encontrar.
Como estudar em Portugal – O que é preciso para estudar em Portugal?
As universidades no Brasil possuem um setor de relações internacionais, onde é possível estudar em Portugal durante a sua graduação.
Muitas destas universidades de ensino possuem acordos com as universidades portuguesas.
No caso, para o intercâmbio durante o curso (o período de estudo no exterior pode ser de 3 a 12 meses).
Porém, se seu desejo foi fazer um mestrado, doutorado ou pós-doutorado, o ideal é que você se candidate diretamente através do site da universidade em Portugal escolhida por você.
Como faço para estudar em Portugal com entrada pelo ENEM?
Para os interessados em fazer graduação em Portugal, a excelente notícia é que a sua nota do ENEM serve como entrada em uma universidade em Portugal.
Segundo dados, 31 universidades em Portugal aceitam a prova do ENEM como forma de ingresso às universidades no país.
A nota mínima do ENEM para usar como forma de ingresso no curso superior em Portugal, geralmente, varia entre 500 e 600 pontos, de acordo com a universidade.
Elas têm critérios distintos para admissão – como notas mínimas, pesos, o curso requerido e números de vagas disponíveis.
No que diz respeito ao processo de admissão, as universidades públicas portuguesas aplicam o princípio do numerus clausus.
Ou seja, as capacidades de recepção são limitadas e os alunos são selecionados por um exame de admissão.
A Universidade de Coimbra é a mais antiga do país e a mais famosa pelos estudos de literatura, direito e administração.
Quanto à maior universidade de Portugal, é a do Porto, com quase 30.000 estudantes.
Os seus campos mais reconhecidos são os da economia e medicina; é o mesmo para a Universidade de Lisboa.
Mas afinal, quanto custa estudar em Portugal?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como estudar em Portugal, vamos a parte interessante: Os preços das universidades em Portugal.
No caso de Portugal, os valores das instituições de ensino variam de acordo com a instituição, curso e modalidade.
O que muitas pessoas não sabem é que mesmo as instituições públicas são pagas, ainda que muito mais baratas do que as privadas.
Dependendo da instituição, as taxas de candidatura podem variar entre 20€ a 110€.
Alguns cursos geram despesas extras com teste de aptidão física e desportiva ou com exame médico e de robustez física.
Alunos dos países que descendem da língua portuguesa como Brasil, Angola e Cabo Verde, o governo português aplica um subsídio onde se aplica um desconto.
Esta ajuda é a chamada bolsa de estudo CPLP.
Agora, outras despesas como moradia, material, transporte, alimentação e outras despesas, podem variar de 300 a 500 euros por mês.
Visto para estudar em Portugal
Para estudar em Portugal será necessário ter o visto de estudante que lhe será entregue depois que você for aceito em uma universidade portuguesa.
É só juntar toda a documentação e ir até o Centro de Solicitação de Visto mais próximo da sua cidade.
Pedir o visto de estudo português é fácil: Basta visitar o site do VSF Online, site responsável pela solicitação de vistos para Portugal e solicitar o seu.
Lista de documentos para estudar em Portugal
Para solicitar seu visto, tenha os seguintes documentos em mãos:
- Carta de aceitação – Carta emitida pela instituição de ensino portuguesa ou comprovante de inscrição no curso pretendido;
- Declaração do próprio – Carta assinada pelo aluno dizendo o curso que pretende fazer, nome da instituição de ensino, data de início e fim, e local de alojamento em Portugal;
- Comprovativo dos meios de subsistência – Pode ser:
- Comprovante da bolsa de estudos, onde conste o montante que lhe foi atribuído; ou
- Termo de responsabilidade escrito por um familiar. Neste caso, é necessária a cópia da última declaração de imposto de renda desse responsável, além da assinatura reconhecida;
- Cópia da última declaração de imposto de renda do aluno, nos casos em que seja ele o responsável pela sua subsistência em Portugal.
- Seguro médico internacional de viagem ou PB4 – Seguro médico internacional de viagem, válido pelo período que vai permanecer em Portugal.
- Atestado de antecedentes criminais – Atestado de antecedentes criminais brasileiro a ser apresentado é o emitido pelo site da Polícia Federal do Brasil e autenticado em cartório;
- Fotografias – Duas fotografias 3×4 coloridas e recentes;
- Passaporte – Cópia simples das páginas de identificação e das folhas usadas. Ele deve ter validade superior a três meses, finda a validade do curso;
- Autorização do SEF – Autorização destinada ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para consulta ao registo criminal português do requerente, exceto para menores de 16 anos;
- Declaração de ciência – Declaração de ciência do fato de não dever viajar a Portugal sem o devido visto
Além da Carteira de Identidade.
Bem, agora que já sabe bem mais sobre como estudar em Portugal, que tal começar a buscar pelo seu curso desejado?
Certamente será uma experiência fantástica que contribuirá muito para seu futuro profissional.
Leia também: Conheça as melhores universidades portuguesa, clicando aqui!