Trabalhar em Portugal é um dos principais motivos que levam os brasileiros a imigrarem para o país de nossos ascendentes.
De fato, Portugal tem sido um dos países mais escolhidos pelos brasileiros que estão buscando mais qualidade de vida fora do Brasil pela facilidade do idioma e boa relação que os dois países possui.
Por isso, se você está pensando em trabalhar em Portugal, leia esse artigo com tudo o que você precisa saber para começar uma carreira no velho continente europeu.
Leia mais: Saiba mais sobre o Número de Inscrição Fiscal em Portugal.
Por que trabalhar em Portugal?
Umas das primeiras razões pelas quais brasileiros estão se mudando para Portugal é pela facilidade que o país oferece quando o assunto é trabalho.
Logicamente, só será permitido trabalhar em Portugal, a pessoa que estiver com seu visto de trabalho em dia.
Fora isso, caso você comece a trabalhar em Portugal sem estar com sua situação devidamente legalizada, você correrá risco de deportação.
É preciso visto para trabalhar em Portugal?
No caso, você não precisará de visto para trabalhar em Portugal caso tenha cidadania portuguesa ou europeia, caso contrário, não.
O governo português é muito rígido com as questões trabalhistas e, neste ínterim, a primeira coisa que deve fazer antes mesmo de buscar um trabalho é regularizar sua situação no país.
Qual o tipo de visto necessário para trabalhar em Portugal?
Para poder trabalhar em Portugal, você pode solicitar o visto de trabalho, o visto de empreendedor, o Startup Visa, Golden Visa ou mesmo o visto de estudante, mediante a autorização do SEF.
Todos esses vistos dão direito a trabalhar em Portugal, mas cada um deles tem seus pré-requisitos.
Veja como trabalhar com visto de estudante em Portugal?
Geralmente, quem deseja trabalhar em Portugal normalmente solicita o visto de trabalho.
Este visto deve ser solicitado no Centro de Solicitação de Visto se a pessoa já estiver em Portugal e não no consulado como era feito até em 2019.
No caso de pessoas que querem trabalhar em Portugal, mas ainda se encontram no Brasil, é preciso consultar o site do SEF (Serviço de Estrangeiro para Portugal).
Antes de fazer a solicitação, é preciso que a pessoa já tenha seu contrato de trabalho em mãos ou uma carta de promessa de trabalho e não possuir antecedentes criminais.
Além disso, serão solicitados outros documentos como, por exemplo, o Certificado de assistência médica, que pode ser um seguro viagem com validade de um ano ou PB4.
O ideal que você prefira sair do Brasil já com um visto de trabalho ou promessa de contrato previamente estabelecidos.
Caso necessite de auxílio para emissão de vistos entre em contato conosco.
É possível trabalhar em Portugal sem visto?
Em todo caso, nenhuma empresa idônea não irá te contratar se você não tiver um visto de trabalho, caso alguém tenha lhe oferecido algo, não se arrisque.
Por isso, partimos do princípio que não é possível trabalhar sem visto em Portugal.
Porém, sabemos que nem tudo funciona como manda a lei. Alguns lugares acabam contratando as pessoas sem visto, o que não oferece nenhum benefício.
Portanto, não seja vítima de exploração em nenhum lugar do mundo, pois, essas pessoas que se aproveitam da situação, sabem que ninguém irá denunciá-los, uma vez que estão ilegais.
De quanto é o salário em Portugal?
O salário mínimo estipulado por lei em Portugal foi de 635 euros em 2020. No entanto, algumas empresas podem optar por pagar mais aos funcionários e, em alguns casos, bem menos.
Profissões mais bem pagas em Portugal
Algumas profissões são mais bem pagas que outras em qualquer parte do mundo e em Portugal não é diferente.
Porém, as profissões que mais se destacam em Portugal são:
- Tecnologia;
- Marketing;
- Medicina;
- Direito;
- Engenharia;
- Turismo.
Nessas áreas é possível receber salários acima dos 1.000€ (aproximadamente). Há também vários profissionais em falta no país e que também ganham acima da média.
O que significa trabalhar em Portugal com recibo verde?
Ao trabalhar em Portugal, temos a possibilidade de conseguir um emprego com contrato ou então trabalhar com os chamados recibos verdes.
Quais as principais diferenças entre contrato e recibos verdes?
Com o contrato de trabalho, você é trabalhador por conta de outrem, e com os recibos verdes, você é trabalhador por conta própria.
Cuidado com os falsos recibos verdes
Essas diferenças que citamos sobre trabalhar em Portugal com contrato ou com recibos verdes muitas vezes são ignoradas por alguns empregadores.
Muitas empresas contratam trabalhadores a recibos verdes, mas os fazem cumprir as obrigações de trabalhadores a contrato, mesmo sem receber as regalias que um contrato assegura.
Exemplos de falsos recibos verdes são funcionários que trabalham seguindo um ou mais dos regimes citados abaixo:
- Precisam cumprir horários e dias determinados;
- Trabalham obrigatoriamente dentro do espaço da empresa;
- São pagos com um valor exato por mês, independente do volume de trabalho;
- Utiliza equipamentos e instrumentos de trabalho da empresa;
- Desempenha cargos de chefia ou gerência.
Onde procurar um emprego em Portugal?
A forma mais pratica de encontrar vagas de emprego, é fazendo uma busca nos sites de emprego em Portugal:
- Sapo empregos;
- Net-empregos;
- Indeed;
- CareerJet;
- Grupos no Facebook.
Muitas pessoas que querem trabalhar em Portugal procuram oportunidades de emprego no Facebook.
Essa é uma boa ideia, pois existem grupos específicos com vagas de emprego para algumas cidades, como Porto e Lisboa.
Conclusão:
Existe sim emprego para brasileiros em Portugal, porém o mercado é competitivo e temos que ter competências e experiência para poder concorrer às vagas com todas as outras pessoas (de todas as nacionalidades).
Os empregos existem em todas as áreas, porém existem algumas em que é necessário fazer a validação do diploma para exercer a profissão, como áreas da saúde, por exemplo.
O mercado é exigente, e é necessário, por exemplo, no mínimo saber falar inglês e espanhol para trabalhar em um bar ou restaurante.
Por isso é necessário estar preparado antes de vir trabalhar em Portugal, para correr atrás das vagas de emprego, fazer várias entrevistas e não desistir até conseguir a sua vaga.
Gostou do nosso artigo?
Precisando de assessoria especializada para obtenção de visto ou para conseguir sua cidadania portuguesa. Entre em contato conosco!